À conversa com o perito Carlos Santos da Certigera

17 set. 2019

À conversa com o perito Carlos Santos da Certigera

Carlos Santos, perito qualificado de certificação energética há 11 anos

Carlos Santos formou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa em 1998, trabalhou no Gabinete de Projecto Planear (1998/1999), foi responsável de produção na empresa de materiais de construção Serva e Coralva (1999/2003) e em 2003 foi para a Marinha Portuguesa onde ficou até 2009.

No ano de 2008 realizou o Curso de Certificação Energética na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e efectivou-se como perito qualificado na aprovação do exame na ADENE. Entre 2009 e 2013, esteve no ISQ a trabalhar em parceria com a ADENE.

Foi então que em 2014 o Carlos entrou na Certigera e integrou o recentemente criado departamento de Certificação Energética. Fomos falar com ele para percebemos como têm sido estes últimos 5 anos de carreira na Certificação Energética.

Como é a vida de um perito qualificado?

Existem 3 tipos de vida para um perito qualificado, cada um escolhe a que quer. A primeira é um PQ fazer desta vida um hobby, tem a sua profissão de engenharia ou arquitectura, e depois nos tempos livres vai fazendo um ou outro certificado. Depois há a vida dos peritos que estão mesmo na ADENE, não fazem certificados, mas fiscalizam os respectivos. E finalmente a minha vida, que faço disto a minha profissão. É simples, as pessoas ligam a marcar visita, e eu no dia agendado vou visitar o imóvel. Depois de aferir as medidas, os equipamentos energéticos, entre outros fatores construtivos, vou para o computador e faço os cálculos da classe energética do Imóvel. Obtendo a classe, o certificado sai cá para fora, enviamos para o proprietário e voilá, um cliente satisfeito. Agora é multiplicar isto por 10/15 por semana, pois todos os dias “chovem” marcações. Resumindo, vida gira, mas cansativa. É engraçada também, pois todos os dias conversamos com pessoas diferentes.  

O cliente já compreende o certificado energético e a sua utilidade?

Muitos ainda não. Todos os dias ouço duas frases típicas “Isto serve para quê?”  e “O contador da eletricidade fica aqui.”.  Talvez 30% já sabe o que é um certificado energético, mas só 10% percebe a sua utilidade. Claro que sempre que faço uma visita sou “obrigado” a dizer a finalidade do mesmo. Uns encolhem os ombros, outros agradecem a explicação.

Ainda alteram com frequência os procedimentos de cálculo com impacto na classe energética, como acontecia nos primeiros anos?

Agora já não, as coisas agora estão estáveis desde 2016. Nos primeiros tempos havia muita dúvida, era tudo novo. Alterações atrás de alterações. Depois em 2013 as coisas assentaram, e em 2016 apenas umas pequenas alterações. Pode dizer-se que nos últimos 6 anos os cálculos já estão estáveis.

Achas que hoje em dia, com a certificação energética se constroi de forma mais eficiente e sustentável? Teve algum impacto a certificação energética na construção?

Não acho, tenho a certeza. Aliás, hoje em dia é obrigatório dar entrada na Câmara um pré certificado (onde obriga a essa eficiência sustentável) com classe B garantida. E um certificado tipo B já é sinónimo de qualidade na construção. Ora se teve impacto, teve mas ao contrário (entre 2016-2010), de forma negativa pois era uma coisa nova que se obrigava e ninguém estava para isso. Na Europa central sim, com os climas frios isto faz todo o sentido. No nosso caso, com o clima temperado, não fazia muito. Mas actualmente (de 2011 para cá) é sem duvida uma mais valia, pois está provado que os custos da electricidade e gás se reduzem substancialmente.

E por último, qualquer pessoa pode tirar o curso de perito qualificado de certificação energética?

Não, apenas arquitectos, engenheiros civis e engenheiros mecânicos podem tirar este curso de certificação. São os únicos cursos que estão habilitados para o fazer.

Obrigada, Carlos. Para terminar, se quiserem conhecer melhor este perito, basta sintonizarem a Antena 1 ao Domingo, pode ser que o encontrem pois é uma presença assídua nessa rádio há 25 anos.

Para mais informações sobre certificação energética bastará aceder ao site certigera.pt ou ligar para o (+351) 960 181 659.

Saiba mais
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.